5 exercícios para alongar e aliviar tensão

Como sabem às vezes lido com momentos em que os belos dos músculos estão contraídos ou tenho simplesmente articulações “presas”. Estes são os exercícios que eu faço e que me ajudam a (tentar) voltar ao normal 🙂 

Por stress, exercício físico ou simplesmente por uma crise de fibromialgia, os músculos tendem a ficar contraídos, provocando dor e restrição do movimento. Para ajudar, as articulações às vezes estão presas, podendo também provocar dor. 

Nessas alturas há que tentar com calma, alongar e fazer certos movimentos para o corpo se rearranjar e voltar ao seu estado normal e de equilíbrio 

Não esquecer de no dia-a-dia afastar os ombros das orelhas. Infelizmente temos a tendência de andar sempre tensos e contraídos e esta zona dos ombros e omoplatas é que mais sofre. Só dei conta disto quando entrei para o Pilates e têm toda a razão! Desde esse dia tenho uma vozinha na consciência a dizer: Afasta os ombros das orelhas! 

1- Cobra

Esta posição ajuda-me maioritariamente na zona lombar, estalando por vezes a coluna. Os estalos podem assustar, mas sente-se um alívio e aumento de mobilidade imediatos. Atenção que o exercício deve ser feito devagar e com a respiração controlada. Nada de deixar de respirar! Estamos a tentar melhorar o estado do nosso organismo, há que fazê-lo com amor 

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2- Borboleta

Faço este exercício para libertar tensão na zonas das virilhas e na zona onde as pernas se encaixam na anca. Por vezes tenho esta zona completamente “entalada” e só assim consigo estalar (com segurança) a articulação e voltar ao normal. Mais uma vez, abanar bem devagar as pernas para cima e para baixo até ser confortável. 

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3- Gato

Outro exercício para a coluna, especialmente zona torácica e lombar. Devagar, vai-se subindo a coluna, encostando o umbigo à coluna, formando uma curva. Este exercício ajuda a aliviar a pressão na coluna e da posição que mantemos durante muitas horas, com quando estamos sentado ao computador 🙂 Para complementar este exercício pode fazer precisamente o oposto: colocar a coluna para dentro e espetar o umbigo para fora, formando um U com a coluna. 

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4- O arado

Ainda não ótima nisto (ahah) nem sequer consigo esticar as pernas, mas esta ajuda IMENSO a libertar tensão (chega até a estalar) a zona posterior da lombar, mesmo, mesmo cá em baixo. Como tenho a coluna com uma curvatura extra nesta zona, este exercício obriga a coluna a fazer o movimento oposto, ajudando a relaxar a musculatura da zona. Se tem medo de cair para trás, com ajuda das suas mãos, controle o movimento da coluna, colocando-as na zona lombar. 

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5- Cócoras

Outro exercício espetacular para alivar tensão na coluna e na zona da anca. Mexa-se devagar e rode a cintura nesta posição. Vai ver se que se vai sentir como novo 😉 Deixe cair os braços e o pescoço e relaxe, enquanto gentilmente se abana. 

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Digam-me se gostaram e que exercícios/posições costumam fazer para relaxar e aliviar tensão! Um grande beijinho*

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29 thoughts on “5 exercícios para alongar e aliviar tensão

  1. Este post veio mesmo a calhar! Já estive aqui na sala a experimentar a cobra e o gato xD tenho que experimentar todos com mais frequência. Tens que falar-me mais do pilates 😀

    Beijinhos ❤

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  2. Quando tive um problema nas costas por causa do stress onde bloqueei os músculos todos, a posição do gato foi uma das que o fisioterapeuta me fez fazer. Boas dicas, tenho de ver se resulta para relaxar, que ultimamente ando super stressada co a faculdade

    Liked by 1 person

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